O preconceito, filho da ignorância, é que induz os seguidores de um credo a repelorem, "apriori", ou combaterem outro, sem procurarem analisá-lo em profundidade, a fim de compreenderem as bases em que ele repousa e a razão de suas normas.
Assim ocorre em relação à Umbanda. Conquanto expressando elevada significação cósmica, programada pela Administração Sideral, trasnpirando amor, doação, sacrifício, humildade e abnegação, por ser conhecida apenas superficialmente, é levianamente considerada por muitos um simples culto primitivo, destituído de valores morais ou doutrinários.
O leigo a cognomina de "macumba" e acha que ela só serve para perturbar a ordem, atrasar, explorar e prejudicar o povo, através da magia negra.
O espíritas Kardecistas, mesmo os mais tolerantes e esclarecidos, julgam-na uma forma primária de cultuação, eivada de superstições, adequada unicamente para seres em precário estágio evolutivo. Toleram-na tão só como um degrau para atinjir o Espiritismo, o qual consideram doutrina superior.
Mesmo os frequentadores de terreiros umbandistas, apesar de a eles recorrerem à procura de lenitivo para as horas de aflição, para a cura de doenças não curadas pela medicina tradicional ou para a solução de problemas terrenos que os perturbam, também se mostram parciais, tanto que a maioria procura ocultar sua ligação com a Umbanda.
Grande parte dos próprios militantes, dos que a professam intimamente, trabalhando como médiuns, a ela se filiaram por causa de distúrbios físicos ou espirituais, e não espontaneamente.
Poucos são os que a abraçam por convicção religiosa e por compreenderem a maravilhosa poesia e excelsitude de sua doutrina, a singeleza e humildade das Elevadas Entidades Espirituais a ela vinculadas e o poder mágico de seus ritos e cerimoniais.
Pai Adriano de Oxossi
Tarólogo, Terapeuta Holístico e Sacerdote de Umbanda - Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do RS e Pós Graduado em Cultura e Religiosidade Afro-Brasileira.
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Tanto o excesso quanto a falta de luz espiritual são prejudiciais, pois para cada ser espiritual existe uma dosagem exata e necessária. O que muitas vezes é bom para um pode não ser para o outro.
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Nenhum Mestre promete apenas momentos belos após a iniciação. Ele nos compromete com a liberdade de sermos apenas espíritos sem a escravidão da ilusão, só que matar monstros que nós mesmos criamos e alimentamos é difícil e doloroso.
Pai Adriano do Cacique Oxossi Pena Azul, Mãe Uyara do Mar, Pai Joaquim de Aruanda, Damiãozinho da Praia, Cigano Ramirez do Oriente, Exú Marabô, Pombagira Maria Padilha e Mestre Sain Germain.
domingo, 14 de outubro de 2012
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